terça-feira, 8 de novembro de 2016

After Forever – Black Sabbath - Ano: 1971




















MÚSICA: After Forever (Após a Eternidade) – Black Sabbath

A música “After Forever” faz parte do terceiro disco da banda Black Sabbath, lançado em 1971, chamado Master of Reality. A letra foi escrita pelo baixista Geezer Butler e música pelo guitarristaTony Iommi.

Apesar do conteúdo cristão da letra, o Black Sabbath foi acusado de “blasfêmia” na época, pelos crentes conservadores/fundamentalistas, que os acusavam de ser uma banda satanista.

O grupo já deu diversas declarações de que todos foram educados na religião cristã e que acreditam em Deus. É o que se pode retirar desta entrevista concedida pelo baixista Geezer Butler em 2015: (http://templometal.com/2015/07/black-sabbath-geezer-fala-que-a-banda-e-secretamente-gospel-mas/).

Bill Ward, Geezer Butler, Tony Iommi e Ozzy Osbourne - 1971 
A divisão entre sagrado e profano se revela uma dicotomia aristotélica, grega, difundida pela igreja católica e que ainda faz parte dos ensinamentos religiosos na atualidade, intenta demonstrar que na igreja fazemos atividades sagradas e no “mundo”, atividades profanas, assim, tudo que está fora do templo é pecaminoso, errado, isso, infelizmente envolve a música, arte e cultura.

Por outro lado, graças ao nosso bondoso Deus, existiram homens como Agostinho (354-430), João Calvino (1509-1564), John Wesley (1703-1791) e Abraham Kuyper (1837-1920), que entenderam que os cristãos são agentes de transformação da cultura e escreveram sobre isso, rompendo barreiras, nos ensinando a sermos menos hipócritas. Fonte: (http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/02/franklin-ferreira-o-cristao-e-a-cultura/)

Não estou pedindo para você ouvir a banda Black Sabbath, eu ouço e isso não me faz mal, todavia, se não lhe fizer bem, não o faça mesmo, não escute, procure ouvir músicas que lhe edificam. Vamos pensar na forma de liberdade cristã ensinada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios, capítulo 8:1-13, respeitando a liberdade e o entendimento de cada um.

Enfim, não quero tornar este texto teológico, até pelo fato que não possuo conhecimento específico para tanto, apenas deixo a tradução desta bela música, tanto na sua poesia, quanto nos riffs de guitarra do Sir. Tony Iommi, reflita nela, as palavras tem poder, mantenha a fé:

Após a Eternidade – After Forever – Black Sabbath

Você já chegou a pensar sobre sua alma - pode ser salva?
Ou talvez você pense que quando você está morto só fica na sua sepultura
Deus é só um pensamento dentro da sua cabeça ou ele faz parte de você?
Cristo é só um nome que você leu em um livro quando estava na escola?

Quando pensa na morte você perde o fôlego ou se mantém calmo?
Você gostaria de ver o Papa na ponta de uma corda - você o acha um tolo?
Bem eu tenho visto a verdade, sim eu vi a luz e eu mudei meus hábitos
E estarei preparado quando você estiver sozinho e assustado no fim dos nossos dias

Talvez você esteja com medo do que seus amigos poderiam dizer
Se eles soubessem que você acredita no Deus altíssimo?
Eles deveriam compreender antes de criticar
Que Deus é a única maneira de se amar

Sua mente é tão pequena para você seguir
Com a turma para onde quer que eles corram?
Você ainda zombará quando a morte estiver próxima
E dizer que eles também podem adorar o sol?

Acho que era verdade que foram pessoas como você que crucificaram Cristo
Eu acho triste a opinião você tinha foi a única que ganhou voz
Você estará tão seguro assim quando seu dia estiver próximo, diga que você não acredita?
Você teve a chance mas a jogou fora, agora não pode recuperá-la

Talvez você pensará antes de dizer que Deus está morto
Abra seus olhos, apenas perceba que ele é o único
O único que pode te salvar agora de todo esse pecado e ódio
Ou você ainda zombará de tudo que você ouve? Sim! Eu acho que é tarde demais

Tony Iommi, Ozzy Osbourne e Geezer Butler - 2016


Na esperança de ouvir essa música ao vivo no dia 30/11/2016 em Curitiba/PR na Pedreira Paulo Leminski (sim irmão, eu vou no show \o/), eles estão tocando ela nas apresentações recentes, lembrando que é a última turnê da banda, os velhinhos vão descansar depois de contribuírem e muito, para a história do Rock mundial.

Graça e Paz em Jesus Cristo!!!

Deus abençoe a todos!

*Nota do Editor em 2017: Eu fui no Show aqui em Curitiba e eles tocaram a After Forever, Oh Glória. o/

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Work Me, Lord – Janis Joplin - Ano: 1969




MÚSICA: Work Me, Lord – Janis Joplin
Tradução: https://www.letras.mus.br/janis-joplin/158240/traducao.html

Work Me, Lord, PLEASE!!!! Esta canção não foi escrita pela querida Janis, o compositor é o seu amigo Nick Gravenites que escreveu várias canções para bandas que se formaram nos anos 60 e 70.

No entanto, diante desta profunda e sincera interpretação, ao meu ver, trata-se de uma oração em forma de Blues/Rock n’ Roll, executada de forma divina por uma das mais belas vozes da música internacional.

Creio que ela acreditava que Deus estava em sua vida e que ela poderia ser ouvida em seu apelo e, por isso, o título, Work Me, Lord (Trabalhe em mim, Senhor ou Faça uma obra em mim, Senhor) faz tanto sentido ao ser gritado pela “alma” daquela voz rouca, triste e sincera.  Por outro lado, sabemos que a Janis lutava contra o vício que lhe afastava do Senhor (álcool e heroína). Infelizmente, faleceu vítima de overdose em 04 de outubro de 1970.


Uma parte desta letra diz:

“Trabalhe em mim, Senhor, Usa-me.
Não sabe o quanto é difícil
Tentar viver totalmente sozinha.
Todo dia eu tento ir pra frente,
Mas alguma coisa me empurra pra trás.
Querido, alguma coisa está tentando me segurar,
Do meu jeito de viver”.

Nós todos erramos, nenhum de nós é portador de algum merecimento para servir a Deus. Mas, Ele faz sua obra por meio de pessoas imperfeitas. É como se Deus saísse à procura de pessoas imperfeitas para trabalhar através delas. Você está disposto a ser esse alguém? Se SIM, não precisa mostrar qualidades perante Jesus, pelo contrário, reconheça suas limitações e fraquezas e esteja disposto.

Uma oração sincera a Deus e o reconhecimento de que Jesus morreu pelos nossos pecados é o caminho. A roqueira Janis Joplin por meio desta música gritou ao mundo toda sua sincera angústia, dor e sofrimento, tudo que falava ao seu coração naquele momento.

Sobre isso Jesus falou: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração” (Lucas 6:45).

Na letra ela declara que temia que Deus fosse esquecê-la ou deixá-la:

“Ah, ah, não me esqueça Senhor. Bem, eu não acho que eu sou nenhum tipo de pessoa especial aqui embaixo”.

Mas, em Hebreus 13:5, encontramos que:(...) Deus disse: Nunca te deixarei, nem te desampararei”.

Não me cabe ponderar sobre a salvação ou não da Janis, nem o que ela pensava sobre Fé. O que posso destacar é que ela cantou a sua verdade, isso é incontestável e não só nessa música, durante toda sua carreira. Não há dúvidas que as orações mais honestas provêm daqueles que se sentem as piores pessoas do mundo, quando há humilhação, ali existe reconhecimento e desejo de mudança.

Jesus deixou claro para quem ele veio:

"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". Marcos 2:17

Leia a íntegra da tradução dessa letra interpretada pela talentosa Janis Joplin, vale a pena! Que possamos seguir em frente, firmes na Fé e que nossas orações sejam tão sinceras quanto a que foi interpretada pela Janis neste clássico do Rock.

Rock on!

Deus abençoe você!