sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dog Eat Dog - AC/DC - Ano: 1977




MÚSICA: Dog Eat Dog – AC/DC  - Ano: 1977  
Tradução:http://letras.mus.br/ac-dc/650/traducao.html

Esta canção é da Banda Australiana AC/DC formada em 1973 pelos irmãos Malcolm e Angus Young. A música Dog Eat Dog foi lançada no álbum Let There Be Rock de 1977 e foi escrita por Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott.

O título desta música é uma expressão, segundo os dicionários online: Dictionary.reference (dictionary.reference.com) e Cambridge (dictionary.cambridge.org) que pode ser traduzida como: "um sentimento de competição destrutiva e cruel", "ação como base no egoísmo" ou ainda, "usado para descrever uma situação em que as pessoas vão fazer de tudo para serem bem sucedidas, mesmo que o que eles fizerem irão prejudicar outras pessoas".

Uma parte desta letra diz:

"Homens são como cães e gatos”, leiam as notícias.
Alguém ganha,alguém perde.
Ou o paraíso ou o inferno. É uma faca de dois gumes
Se você ganha você sobe, se você perde você desce.
E qualquer pessoa está nesse jogo.

Veja-se que, com razão, os letristas desta música retratam como é o mundo onde vivemos, basta acompanhar os noticiários e nos deparamos com episódios aterrorizantes de disputas pelo poder em todas as áreas que o ser humano está envolvido. Sempre alguém tem que perder!

O interessante é que nós estamos no meio desta guerra, agindo de forma individualista, egoísta e porque não cruel? Às vezes contribuímos, outras vezes somos omissos.

O saudoso vocalista Bon Scott, com um tom de certa indignação, talvez pelos vários tropeços, percalços e injustiças que a banda teve em sua trajetória até o topo, diante da selvagem luta pelo sucesso, grita com todas as suas forças o refrão:

“Hey hey hey
Todo cão tem seu dia.
É cão devorando cão, cão devorando cão”

Em outra parte da letra a banda cita:

E é “olho por olho, dente por dente”.
É uma mentira,essa é a verdade.
Veja um homem cego na rua, procurando por alguma coisa grátis.
Ouça o bom homem convidando os amigos dele
"Ei, o que eu vou ganhar com isso"?

Interessante observar outra expressão que é “olho por olho, dente por dente”, que remete a “Lei de Talião”, mas que,originalmente, aparece no código babilônico de Hamurabi (datado de 1.770, antes de Cristo).

Na Bíblia Sagrada, no Velho Testamento, observamos algumas passagens com a referida expressão:

Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé - Êxodo 21:24

Fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Assim como feriu o outro,deixando-o defeituoso, assim também será ferido - Levítico24:20

Não tenham piedade. Exijam vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé. Deuteronômio19:21

O contexto trazido nestes trechos das escrituras remetia ao sentimento de Justiça da época, ao passo que a pena por um crime deveria ser proporcional ao delito.

No Novo Testamento, Jesus, no “Sermão da Montanha” nos revela uma lição incrível sobre a referida expressão e aborda uma nova interpretação sobre o tema e a forma que devemos agir:

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas”.
Mateus 5:38-41

Que lição o mestre nos deixou! Difícil de cumpri-la, por causa da nossa origem pecaminosa e egoísta como ser humano, mas NÃO impossível. Pois, quando colocamos nossa fé em prática, pedimos ajuda de Deus e o direcionamento sobre como lidar diante das situações de conflito, receberemos ajuda do Espírito Santo e o enfrentamento da batalha já não será tão complexa.

Hey Brother, faça uma tentativa, resistir esse “mundo cão” é possível por meio das lições de Jesus, é melhor viver em paz do que em conflito, não acha? Viver o “Dog Eat Dog” muito bem descrito pelo AC/DC, neste clássico do Rock, assim como o “olho por olho e dente por dente” pode estar acabando com você, reflita. Faça o AMOR, não faça a GUERRA.

Rock on!

Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário