sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dog Eat Dog - AC/DC - Ano: 1977




MÚSICA: Dog Eat Dog – AC/DC  - Ano: 1977  
Tradução:http://letras.mus.br/ac-dc/650/traducao.html

Esta canção é da Banda Australiana AC/DC formada em 1973 pelos irmãos Malcolm e Angus Young. A música Dog Eat Dog foi lançada no álbum Let There Be Rock de 1977 e foi escrita por Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott.

O título desta música é uma expressão, segundo os dicionários online: Dictionary.reference (dictionary.reference.com) e Cambridge (dictionary.cambridge.org) que pode ser traduzida como: "um sentimento de competição destrutiva e cruel", "ação como base no egoísmo" ou ainda, "usado para descrever uma situação em que as pessoas vão fazer de tudo para serem bem sucedidas, mesmo que o que eles fizerem irão prejudicar outras pessoas".

Uma parte desta letra diz:

"Homens são como cães e gatos”, leiam as notícias.
Alguém ganha,alguém perde.
Ou o paraíso ou o inferno. É uma faca de dois gumes
Se você ganha você sobe, se você perde você desce.
E qualquer pessoa está nesse jogo.

Veja-se que, com razão, os letristas desta música retratam como é o mundo onde vivemos, basta acompanhar os noticiários e nos deparamos com episódios aterrorizantes de disputas pelo poder em todas as áreas que o ser humano está envolvido. Sempre alguém tem que perder!

O interessante é que nós estamos no meio desta guerra, agindo de forma individualista, egoísta e porque não cruel? Às vezes contribuímos, outras vezes somos omissos.

O saudoso vocalista Bon Scott, com um tom de certa indignação, talvez pelos vários tropeços, percalços e injustiças que a banda teve em sua trajetória até o topo, diante da selvagem luta pelo sucesso, grita com todas as suas forças o refrão:

“Hey hey hey
Todo cão tem seu dia.
É cão devorando cão, cão devorando cão”

Em outra parte da letra a banda cita:

E é “olho por olho, dente por dente”.
É uma mentira,essa é a verdade.
Veja um homem cego na rua, procurando por alguma coisa grátis.
Ouça o bom homem convidando os amigos dele
"Ei, o que eu vou ganhar com isso"?

Interessante observar outra expressão que é “olho por olho, dente por dente”, que remete a “Lei de Talião”, mas que,originalmente, aparece no código babilônico de Hamurabi (datado de 1.770, antes de Cristo).

Na Bíblia Sagrada, no Velho Testamento, observamos algumas passagens com a referida expressão:

Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé - Êxodo 21:24

Fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Assim como feriu o outro,deixando-o defeituoso, assim também será ferido - Levítico24:20

Não tenham piedade. Exijam vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé. Deuteronômio19:21

O contexto trazido nestes trechos das escrituras remetia ao sentimento de Justiça da época, ao passo que a pena por um crime deveria ser proporcional ao delito.

No Novo Testamento, Jesus, no “Sermão da Montanha” nos revela uma lição incrível sobre a referida expressão e aborda uma nova interpretação sobre o tema e a forma que devemos agir:

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas”.
Mateus 5:38-41

Que lição o mestre nos deixou! Difícil de cumpri-la, por causa da nossa origem pecaminosa e egoísta como ser humano, mas NÃO impossível. Pois, quando colocamos nossa fé em prática, pedimos ajuda de Deus e o direcionamento sobre como lidar diante das situações de conflito, receberemos ajuda do Espírito Santo e o enfrentamento da batalha já não será tão complexa.

Hey Brother, faça uma tentativa, resistir esse “mundo cão” é possível por meio das lições de Jesus, é melhor viver em paz do que em conflito, não acha? Viver o “Dog Eat Dog” muito bem descrito pelo AC/DC, neste clássico do Rock, assim como o “olho por olho e dente por dente” pode estar acabando com você, reflita. Faça o AMOR, não faça a GUERRA.

Rock on!

Deus abençoe você!

Show Me The Way - Peter Frampton - Ano: 1975


MÚSICA: Show Me The Way (Me Mostre o Caminho) - Peter Frampton
Tradução: http://www.vagalume.com.br/peter-frampton/show-me-the-way-traducao.html


"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" - João 14:6


Esta canção é do músico britânico chamado Peter Frampton e foi composta em 1975, mas ganhou maior popularidade em 1976 no álbum ao vivo: Frampton Comes Alive! . A canção chegou a número 6 na “BillboardHot 100” e número 10 no “UK Singles Chart”.

O título desta música é “Show me the Way”, traduzindo, “Me mostre o caminho”.


A letra diz:

Eu me pergunto como você está se sentindo
Tem um zumbido no meu ouvido
E ninguém com quem me identificar, exceto o mar.

Em quem eu posso acreditar?
Eu estou ajoelhando-me no chão
Tem que existir uma força
Para quem eu posso telefonar?

Eu acredito que um dos piores sentimentos é quando estamos perdidos. Tenho certeza que isso já aconteceu com você, claro que sim. Vai dizer que nunca se valeu dos seus próprios conhecimentos, dispensou o GPS e disse assim: - Deixa comigo!
No fim das contas, acabou se perdendo, não encontrou o endereço e teve que pedir ajuda, não é mesmo? Eu sei bem como é, por isso hoje, o GPS ou um mapa é indispensável pra mim, seja para distâncias curtas ou longas, não importa. Minha esposa agradece!

Enfim, desviar-se do caminho nos faz perder tempo, mas às vezes, pode até nos ensinar grandes lições, se torna um aprendizado desde que, ao final, possamos chegar ao destino final. O que vale ressaltar é que podemos contar com uma ajuda para seguir o caminho correto, como diz a letra acima, podemos até questionar quem pode nos ajudar, mas sempre haverá alguém.

Refletindo sobre a letra desta canção do Peter Frampton, me veio à mente a passagem em que Jesus conforta os seus discípulos e diz que existe um lugar preparado para recebê-los e que Jesus irá voltar e levar todos para que fiquem juntos dele. No entanto, um de seus discípulos, Tomé, lhe pergunta:

"Senhor,não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?" João 14:5

E Jesus responde:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Jesus nos ensina, portanto, que existem caminhos que para os homens parecem ser corretos, mas que o fim deles é desastroso e confuso, quando a solução é seguir Jesus, porque nele encontraremos a verdade e a vida, bem como a segurança de estar no caminho certo, uma vez que ele morreu por nossos pecados na cruz.

Talvez você esteja precisando conversar com Deus sobre isso e como diz o refrão deste Rock, pedir ajuda a fim de encontrar um caminho (ou o caminho, Jesus) melhor para seguir, ou até mesmo, já estando no caminho, ratificar que essa foi sua melhor escolha e desejar mais, veja:

Oh, você não gostaria de me mostrar o caminho, todo dia?
Eu quero que você me mostre o caminho.
Eu quero você dia após dia.

Então é isso, medite sobre o texto enquanto escuta este clássico do Rock e fique atento, Deus quer falar com você!

Rock on!

Deus abençoe!

Carry On Wayward Son – Kansas - Ano:1976


Parábola do filho pródigo - Lucas 15:11-24

Esta música é da banda de Rock norte-americana Kansas que foi fundada em 1970.

A letra da música diz:

Uma vez eu me levantei acima do ruído e confusão
Para dar uma espiada além desta ilusão
Eu estava voando cada vez mais alto
Mas eu voei muito alto

Embora meus olhos pudessem ver eu era ainda um homem cego
Embora minha mente pudesse pensar eu era ainda um homem louco
Eu ouço as vozes quando eu estou sonhando
Eu posso ouvi-las dizer

Continue meu filho desobediente
Haverá paz quando você estiver terminado
Coloque sua cabeça cansada para descansar
Não chore mais

Diversas vezes nos deparamos com situações em nossas vidas que nos fazem parar, respirar fundo e refletir sobre algumas atitudes e sobre a forma como estamos lidando com o mundo que nos cerca, seja no aspecto emocional, financeiro,relacionamentos, etc. Chega uma hora que dizemos para nós mesmos: “Para tudo! Quero recomeçar! Estou indo longe demais com isso! Esse caminho não está legal!”.

Isso é normal, vivemos em uma luta diária, com nossos medos e desafios, incerteza sobre o futuro. Até o momento que Deus resolve agir e nos revela algumas direções, assim como a letra desta música nos descreve: Embora meus olhos pudessem ver eu era ainda um homem cego”, ora,sendo cego, necessitamos de alguém que nos guie, que nos dê a direção, não é verdade? Podemos até tentar caminhar sozinhos, mas a jornada será muito mais difícil, portanto, é inegável que todos nós precisamos de um guia, um apoio, um equilíbrio.

Assim, quando retomamos a caminhada ao ponto exato onde deveríamos estar e nunca ter saído, mais uma vez Deus está lá para nos receber e demonstrar todo o cuidado que um Pai tem com seu filho.

Foi assim que Jesus nos ensinou por meio de uma parábola que por mais erros que o filho venha a cometer, apesar dos desvios no caminho, quando ele retorna para casa do Pai e se arrepende de coração sincero dos atos práticos, o Pai o recebe de braços abertos, manda-lhe vestir com roupas novas, lhe serve a melhor comida, o beija, abraça e comemora o retorno do filho que estava perdido, não se importando com o que aconteceu no passado, ou os motivos que levaram o filho a abandonar a casa.

Diante disso, como diz esta canção do Kansas: Continue meu filho desobediente, Haverá paz quando você estiver terminado”. Simples assim, apenas continue, quando estiver cansado, retorne ao Pai, Deus estará sempre disponível para você e, por meio dele, você poderá descansar e não vai chorar mais.

E você? Está cansado? Quantas vezes tentou por seus próprios meios e esforços viver a vida e não obteve aquela satisfação plena, não encontrou paz, ou aquele sentimento de realização! Eu não estou falando do aspecto financeiro, estou falando do seu coração, do que você sente quanto está no silêncio do seu quarto, quando conversa consigo mesmo, quando sua mente lhe faz perguntas que você não consegue responder! Será que não chegou a hora de buscar ajuda? Uma direção, um guia? Pense nisso!

Abraço!

Rock on!

Obrigado por ler e que Deus abençoe você!